Paisagens do Brasil: Ilhabela / SP

Ilhabela / SP







A 130 km de São Paulo, no litoral norte do estado, Ilhabela concentra cachoeiras, trilhas pela mata e mais de 40 praias - das mais populares às intocadas e de difícil acesso. Para chegar até a Praia do Bonete, a preferida dos surfistas, é preciso encarar quatro horas de caminhada leve. Já o agito e a diversão da ilha ficam por conta das badaladas praias do Curral e Perequê.

Ilhabela é um dos únicos município–arquipélago marinho brasileiro e está localizado no litoral norte do estado de São Paulo. Banhado pelo oceano Atlântico, o município está localizado a 135 quilômetros da capital e a 140 quilômetros da divisa com o estado do Rio de Janeiro. Com o aspecto geral de um conjunto montanhoso, formado pelo Maciço de São Sebastião e Maciço da Serraria, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude; o Morro do Papagaio, com 1307 metros; e o Morro da Serraria, com 1285 metros.

O turismo movimenta a economia durante a temporada. A população chega a se multiplicar até cinco vezes nessa época. A cada ano cresce o número de turistas. Ilhabela é conhecida por suas praias, cachoeiras, trilhas.

FICHA DA CIDADE
  • Título: "Capital Nacional da Vela"
  • Fundação: 3 de setembro de 1805
  • Emancipação: -
  • Gentílico: ilhabelense
  • População: 32 197 hab. IBGE/2015

Cidade: Ilhabela
Estado: São Paulo

Foto: Roberto Pavezi Netto / CC Marcescos
Paisagens do Brasil - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página