Paisagens do Brasil: Serra Catarinense

Serra Catarinense





A Serra Catarinense são áreas montanhosas que passam pelo território do estado de Santa Catarina. Grande parte das suas cidades estão a mais de mil metros de altitude, que permite que durante o inverno ocorra a geada e a neve. Com a temperatura freqüentemente atingindo marcas negativas, já tendo chegado a temperaturas extremas como -17,8°C no Morro da Igreja em 1996.

As montanhas da Serra Catarinense, região com altitudes próximas aos 1 800 metros, registram as temperaturas mais baixas do Brasil. Foram os fazendeiros da região que criaram o turismo rural, adaptando suas fazendas centenárias para receber hóspedes.

Os serranos encantam os visitantes com a hospitalidade calorosa, a comida farta e deliciosa e a oferta de atividades ao ar livre, como as cavalgadas, que rapidamente sintonizam o visitante com a natureza.

A Serra Catarinense é a região mais fria do Brasil, sendo o único lugar do país onde neva todos os anos, mesmo que por poucos dias, durante o inverno.

O frio e a paisagem de pinheiros, vastos campos com gado pastando e grandes cânions são um cenário curioso e surpreendente num país majoritariamente tropical como o Brasil – mesmo no verão, a apenas 100 quilômetros do litoral, sente-se o clima de montanha. Cavalgar em paisagens montanhosas e depois descansar em frente ao fogo de chão, degustando a comida local, são programas típicos da Serra Catarinense.

Localidade: A Serra Catarinense localiza-se numa região também conhecida como Planalto Serrano. Compõem a região os seguintes municípios: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema. Esses 18 Municípios ocupam uma área de mais de 16000 km², equivalente a 17% do território do estado.
Estado: Santa Catarina

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Brasil - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página